Uma das quatro linhas de transmissão em corrente contínua que traz energia das usinas Santo Antônio e Jirau para o Sudeste do país está indisponível desde o dia 2 de dezembro, em consequência de um princípio de incêndio na sala de válvulas do polo 4 na subestação Coletora Porto Velho. Outras três linhas com capacidade para escoar até 4.725MW permanecem em operação, segundo nota divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

O ONS admite que embora não tenha impactado a operação do Sistema Interligado, o incidente levou a uma restrição de transmissão equivalente a 1.575 MW. O operador afirma, no entanto, que a indisponibilidade do pólo 4, que pertence à IE Madeira, não tem impedido o escoamento da energia das duas hidrelétricas, seja pelas linhas de corrente contínua em funcionamento, seja pelas linhas em corrente alternada.

A previsão da transmissora IE Madeira é de que o retorno da linha só deverá ocorrer em abril, pois foi identificada a queima de diversos capacitores do circuito das válvulas do polo 4.

Os reservatórios de Santo Antonio e Jirau tem vertido água em consequência do excesso de oferta no SIN, em função do período úmido favorável, reforçou o órgão.